Re: Regulamento Liga Portuguesa

More
16 years 3 months ago - 15 years 11 months ago #33927 by daimaou
Isto já era para ser feito antes, mas agora com o aumento de numero de participantes na liga aliado ao facto de agora quem se quiser qualificar para as competições europeias ter que fazer no minimo 60% dos jogos na sua liga nacional, temos que definir algumas regras para isto funcionar bem. Acho que para já não é preciso nada de radical como na ASL, mas sem duvida que precisamos de algumas regras para que as coisas funcionem.

Assim sendo a partir de agora:

- Quem fizer menos de 60% dos jogos na liga não poderá participar na liga do mês seguinte. Isto a menos que seja dada uma explicação para o facto claro. Os resultados não serão apagados.

- Quem até ao dia 25 de cada mês não tiver feito qualquer jogo será apagado da liga. Isto porque um jogador com 0 jogos disputados simplesmente vai estar a aumentar o numero de jogos necessários aos outros jogadores para se ter os 60%.

- Quem quiser jogar na liga tem que estar regularmente online no IRC. Alternativamente podemos usar o MSN, mas o ideal é que quando alguém estiver disponivel para jogar esteja no IRC. Quem quer jogar numa liga online tem que fazer o compromisso de jogar os seus jogos, logo tem que estar online frequentemente.

- Quem não conseguir encontrar os adversários pode usar o forum para esse efeito:
forum.sensiblesoccer.info/index.php?topic=5306.0
Deste modo pelo menos sabemos quem está a tentar jogar ou não. É preciso começar a usar mais o forum!

E não se esqueçam, que ao não jogarem os jogos estão a prejudicar aqueles que querem participar nas competições europeias bem como a desvirtuar a classificação. Nos ultimos meses isto até tem corrido bem, agora é só mantermos :)

Já tinha falado com alguns de vocês acerca disto, se quiserem acrescentar ou alterar alguma coisa digam.

PS : Se alguém tiver jeito para fazer um logotipo para a nossa liga avance por favor. Ou então pelo menos tentar corrigir o nosso que tem as cores da bandeira trocadas ::)

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #33969 by [H]Giggs
boas regras :D

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #33971 by skaarj
Viva,

A meu ver, isto devia ter sido exposto aqui no fórum com antecedência, para que todos pudessem ter hipóteses de debater de uma forma clara e aberta as melhores soluções, antes de as por em prática assim a frio. Se já somos poucos na liga, agora com a obrigação de se jogar 60% dos jogos, basta imaginar que apenas 4 jogadores (na pior das hipoteses) joguem entre si e os outros não, estaremos reduzidos a apenas 4 jogadores para a próxima época? Podemos chegar à situação em que todo o pessoal jogue e mesmo assim ninguém atingir os 60%, nesta situação seremos todos proibidos de jogar na próxima época? Quer dizer, ou eu estou a compreender mal as coisas, ou então talvez seja melhor rever estas regras e seria bom que toda a gente participasse para chegarmos a um concenso.

Cumprimentos,
Tiago

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #33981 by daimaou
Quem quiser dar opiniões esteja à vontade, como eu disse as regras estão abertas a discussão e é bom mesmo que toda a gente participe. Isto já era para ter sido feito antes, mas agora com os novos regulamentos temos mesmo que fazer alguma coisa. De qualquer modo, o objectivo não é termos uma ditadura, quem não poder jogar por algum motivo basta dizê-lo, mas o objectivo de uma liga é jogarem-se todos os jogos. Há excepções claro, conversando tudo se resolve.

Mas sinceramente fazer 60% dos jogos é mesmo muito pouco e nada dificil de se conseguir. Vê as ultimas duas ligas, acho que nenhum jogador teve menos de 60% dos jogos jogados :)
Um jogador que faça menos de 60% dos jogos actualmente NÃO pode ir às competições europeias. Por outro lado, um jogador que não jogue vai estar a prejudicar a média dos restantes. E o objectivo de jogar numa liga não é fazer os jogos todos? Posso dar como exemplo a ASL, que funcionava pessimamente e agora com as novas regras funciona bem melhor, apesar de eu continuar a achar que obrigar a 100% dos jogos é exagerado. Mas acredita as novas regras ajudaram bastante.

Agora imagina que metade dos jogadores da liga só jogam 2 jogos, vai prejudicar imenso os restantes que querem jogar, que se calhar por causa disso não vão poder ir às competições europeias. Se esses jogadores fazem disso prática habitual e lhes fôr permitido jogar todos os meses arriscamo-nos a que ninguém vá sequer às competições europeias por causa deles. Posso-te dizer que já perdi pelo menos um acesso à champions por causa de um jogador que quase não fez jogos.

O que precisamos para a nossa liga é que esta seja activa com jogadores que façam os seus jogos (a liga polaca é um bom exemplo), ter uma liga com 10 jogadores em que cada um só faz 4 ou 5 jogos não me parece ter qualquer interesse. Todos temos os contactos uns dos outros. 10 jogadores corresponde a 18 jogos para cada um, num mês não acho nada dificil conseguir fazer 60% disto (11 jogos).

Mas como disse está aberta a discussão, deêm sugestões. Toda a gente que dê a sua opinião.

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #33987 by skaarj

Assim sendo a partir de agora:

Com esta frase, presumi que as regras já estivessem ditadas. Ou foi má interpretação minha?

De qualquer modo, o objectivo não é termos uma ditadura, quem não poder jogar por algum motivo basta dizê-lo, mas o objectivo de uma liga é jogarem-se todos os jogos. Há excepções claro, conversando tudo se resolve.
(..)
Mas sinceramente fazer 60% dos jogos é mesmo muito pouco e nada dificil de se conseguir. Vê as ultimas duas ligas, acho que nenhum jogador teve menos de 60% dos jogos jogados :)

Completamente de acordo. Agora imagina, na pior das hipóteses, mais de metade das pessoas da liga não conseguirem jogar num mês. Como é que se fica? Ficam postas de lado para o mês seguinte e a liga fica com duas ou três pessoas para jogar entre si? Não me parece viável.

Um jogador que faça menos de 60% dos jogos actualmente NÃO pode ir às competições europeias. Por outro lado, um jogador que não jogue vai estar a prejudicar a média dos restantes. E o objectivo de jogar numa liga não é fazer os jogos todos? Posso dar como exemplo a ASL, que funcionava pessimamente e agora com as novas regras funciona bem melhor, apesar de eu continuar a achar que obrigar a 100% dos jogos é exagerado. Mas acredita as novas regras ajudaram bastante.

Correctíssimo. Mas estamos a falar de ligas com mais de 10 pessoas certamente, ou estarei errado? Porque podes ter a certeza absoluta se fosse com menor número, essas regras não seriam viáveis a meu ver.

Agora imagina que metade dos jogadores da liga só jogam 2 jogos, vai prejudicar imenso os restantes que querem jogar, que se calhar por causa disso não vão poder ir às competições europeias. Se esses jogadores fazem disso prática habitual e lhes fôr permitido jogar todos os meses arriscamo-nos a que ninguém vá sequer às competições europeias por causa deles.

Entendo perfeitamente. Mas a meu ver, acho que nos deveríamos concentrar, em primeiro, mais na nossa liga e arranjar pessoas que joguem com assiduidade, do que estarmos a pensar em competições externas, sem termos condições para tal. Mas isso, é a minha opinião obviamente.

Com tudo isto, só quero tentar dizer que ao removermos pessoas da liga por não jogarem, arriscamo-nos um dia a ficar com uma liga de apenas 2 ou 3 jogadores. Não estou a dizer que vá acontecer, mas poderá vir a ser o caso! Eu concordo plenamente com a tua visão, toda a gente devia jogar os seus jogos, até mesmo 100%. Mas haverá sempre o risco de chegar uma altura em que não se irá chegar aos mínimos (60%).. e depois? como é?

Cumprimentos,
Tiago

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #33995 by EDGAR
Eu na minha opiniao acho que sao boas regras,assim ja nao e mais preciso andar atras dos outros jogadores para jogar como ja me aconteceu nas primeiras ligas que eu joguei e apesar que nao acho piada nenhuma ser prejudicado por outros jogadores em termos de qualoficaçao para a europa, ja que a meu ver e a onde eu tenho evoluido mais.
Agora penso que ficarmos reduzidos a 3 ou 4 jogadores nao acredito ja que os jogadores da ultima liga sao pessoas de palavra.
Mas esta e a minha opiniao.

Abraço a todos

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #34040 by daimaou

Completamente de acordo. Agora imagina, na pior das hipóteses, mais de metade das pessoas da liga não conseguirem jogar num mês. Como é que se fica? Ficam postas de lado para o mês seguinte e a liga fica com duas ou três pessoas para jogar entre si? Não me parece viável.


Nesse caso essas pessoas só têm que avisar que não podem jogar e serão apagadas da liga desse mês e desse modo não prejudicam ninguém. No mês seguinte voltam a jogar. Em casos particulares também se resolve. Tipo, se um jogador que sabemos que normalmente faz os seus jogos por acaso num mês esteja mais ocupado ou tenha algum tipo de problema e não consiga jogar desde que se justifique acho que não deve ser proibido de jogar no mês seguinte. Estas regras são mais para evitar que pessoas se inscrevam na liga sem grandes intenções de jogarem, do estilo vão jogando uma vez por outra. Esse tipo de jogadores não ajudam ao funcionamento de uma liga. Só deve jogar numa liga quem tenha disponibilidade para fazer os jogos, quem não tiver é melhor jogar apenas friendlies ou ooo s.
Isto é assim que funciona na ASL também, as regras não são completamente rigidas.

Correctíssimo. Mas estamos a falar de ligas com mais de 10 pessoas certamente, ou estarei errado? Porque podes ter a certeza absoluta se fosse com menor número, essas regras não seriam viáveis a meu ver.

São ligas de 12 pessoas, mas também estamos a falar de 100% de frequência e não apenas 60% :)

Entendo perfeitamente. Mas a meu ver, acho que nos deveríamos concentrar, em primeiro, mais na nossa liga e arranjar pessoas que joguem com assiduidade, do que estarmos a pensar em competições externas, sem termos condições para tal. Mas isso, é a minha opinião obviamente.

Mas é isso que eu pretendo com estas regras, fazer com que tenhamos jogadores que joguem assiduamente em vez de termos jogadores na liga a fazerem 2 ou 3 jogos por mês, e as coisas têm funcionado bem ultimamente. Se os jogadores souberem que têm que fazer 60% dos jogos de certeza que vão procurar fazê-los, caso estejam mesmo interessados em jogar. Aliás apesar de não haver regras escritas, qualquer jogador que não jogasse numa liga actualmente já era automaticamente apagado, e se comparares as ligas mais recentes com as do passado verificas que o numero de jogos jogados é bastante superior. Neste momento a nossa liga já funciona razoavelmente bem.
Em relação às competições europeias discordo, temos todas as condições de jogar nas competições europeias. Para alguns de nós é importante jogar nessas competições, falo por mim, mas penso que pelo menos o Edgar ou o Giggs pensam da mesma forma. Se o objectivo fosse apenas jogar uma liga portuguesa sem acesso às provas europeias então criavamos uma friendly league onde não haveria este tipo de problemas, e quem quisesse jogar nas competições europeias ia para a euroliga.

Com tudo isto, só quero tentar dizer que ao removermos pessoas da liga por não jogarem, arriscamo-nos um dia a ficar com uma liga de apenas 2 ou 3 jogadores. Não estou a dizer que vá acontecer, mas poderá vir a ser o caso! Eu concordo plenamente com a tua visão, toda a gente devia jogar os seus jogos, até mesmo 100%. Mas haverá sempre o risco de chegar uma altura em que não se irá chegar aos mínimos (60%).. e depois? como é?

Eu percebo a tua preocupação, mas com as pessoas que temos na liga sinceramente, como o Edgar já disse e bem, duvido que tal aconteça. E como já disse, imagina que jogas 3 meses e fazes os teus jogos sem problemas, se depois num mês não conseguires jogar não serás apagado obviamente desde que digas alguma coisa pois já sabemos que és um jogador de confiança. Isto já está nas regras, talvez se deva acrescentar algo mais bem definido?

Caso não consigamos encontrar os adversários, usamos o forum para isso. Assim conseguimos ver quem de facto está a tentar jogar os seus jogos ou não.

Sinceramente a unica coisa que eu quero evitar é ter jogadores que se inscrevem sem fazerem intenção de jogar os seus jogos, nesses casos temos que ter regras bem definidas para os podermos apagar com uma justificação compreendes? Isto já se verificou anteriormente, e sem regras era sempre chato estar a apagá-los. Por isso, não te preocupes, com jogadores que queiram mesmo jogar isto funciona. Se não funcionar cá estaremos para tomar medidas todos em conjunto. Obviamente que se um dia chegarmos a uma situação dessas era porque alguma coisa não estava a funcionar, e aí ou se mudavam as regras ou se acabava com a liga ;)

Vamos ver como corre este mês ok? Se no final do mês virmos que não está a funcionar pensamos em alternativas, concordas?

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #34047 by skaarj
Não me vou alongar mais sobre o assunto, senão nunca mais saíamos daqui :P
Resumindo o que quis transparecer com isto tudo: tentar alertar, consoante estas regras novas, que prós e contras poderiam advir disso. Está tudo esclarecido. Vamos ver como isto corre nos próximos tempos :)

Abraços,
Tiago

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #34064 by daimaou
eheh
ok, acho que só testando é que podemos ver como as coisas funcionam :)
De qualquer modo, acho que para solucionar o problema que falaste podemos acrescentar esta regra:

- Quem tiver feito menos de 60% de jogos na liga no mês, poderá jogar na liga do mês seguinte caso a sua média de jogos nos 3 meses anteriores seja superior a 60%.

Por exemplo:
Se alguém fizer 20% dos jogos na liga e nos 3 meses anteriores tiver feito 60%,70% e 70% não é apagado da liga pois a média de jogos dos ultimos 3 meses é de 63%.
Se no mês seguinte voltar a fazer apenas 20% dos jogos aí já ficaria impedido de jogar no mês seguinte pois a média passaria a ser de apenas 53%.
Isto deve resolver aqueles casos pontuais em que uma pessoa não consegue jogar os jogos num mês.

Que acham?

Please Log in or Create an account to join the conversation.

More
16 years 3 months ago #34072 by EDGAR
Tambem é uma ideia mas nam inha cabeça so passa fazer 100% para ser campeao e se nao conseguir o outro objectivo e a qualificaçao para a europa que é dai que pode-se apanhar mais expriencia.

Abraço. ;D

Please Log in or Create an account to join the conversation.

Time to create page: 0.201 seconds
Powered by Kunena Forum